segunda-feira, julho 04, 2005

Finalmente o 1.º Ciclo do Ensino Básico


Tenho andado a evitar o tema, até porque este blog funciona para mim como uma espécie de escape à vida profissional. A época é de balanço do ano lectivo que agora termina, mas ao mesmo tempo tenta-se antever o próximo e as grandes mudanças que aí vêm.

A verdade é que parece que finalmente se apostará a sério num nível de ensino que tem sido sucessivamente esquecido ou onde as reformas têm ficado pelas intenções ou “no papel”.
O Primeiro-Ministro afirma que até 2009 todas as escolas servirão uma refeição.
Metade das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico estarão a funcionar até às 17.30 horas. O alargamento de horário será gradual até ao fim da legislatura. "Com acesso a actividades extra-programa, de estudo e desporto escolar". Irão finalmente os alunos do 1.º ciclo condições físicas e recursos humanos e materiais para iniciarem a tão aconselhada prática desportiva?
O Governo compromete-se a apresentar um programa para generalizar o ensino e a utilização das novas tecnologias nas escolas, em regime extracurricular. Para tal será necessário (re) equipar os estabelecimentos de ensino, já que o existente está muito desactualizado e é insuficiente.
A introdução do ensino do Inglês será feita nos terceiro e quarto ano de escolaridade, em regime extra-curricular. Um quarto das escolas nacionais vai ter Inglês. Esta é uma medida que espero que em breve se estenda a todas as escolas, pois caso contrário só contribuirá para uma maior desigualdade entre os alunos.
Um conjunto de alterações que poderá contribuir para uma formação mais completa dos nossos jovens no combate ao insucesso escolar e que vem preencher uma série de lacunas do nosso Sistema Educativo.
Só espero é que seja de facto realizado o investimento necessário e que a classe docente tenha forças para pôr estas medidas em prática, numa altura em que é tão atacada com uma série de medidas demasiado penalizadoras...

5 comentários:

Platero disse...

Se estas medidas forem tomadas, parece que finalmente começamos a dar alicerces mais sólidos à educação.

O apoio dos docentes é fundamental para levar a cabo esta tarefa.

Anónimo disse...

tretas, já ouvi muito e vi muito pouco, os 3 cavalos de troia de todos os governos são o Ensino, Saude e Agricultura, e nos ultimos anos estão cada vez piores, já não acredito, lamento

Titá disse...

Vou esperar para ver....só vendo mesmo é que vou acreditar, de momento acho a "esmola" grande demais

Unknown disse...

espero qwue assim seja para que os meus filhos tenham melhor sorte que eu...já que vai entrar este ano para o 1º ciclo.
abraço

Elise disse...

Tem de correr bem...